AS MUITAS CARAS DA VIOLÊNCIA
Hoje em dia em nossa sociedade existem diversos tipos de violência. Para podermos entender melhor esse grande problema que aflige milhões de pessoas em todo o planeta, abordaremos duas das mais conhecidas práticas abusíveis que há: a violência verbal e a física.
Mal sabemos, mas muitas vezes uma simples palavra pode provocar um grande sofrimento a alguém. A violência verbal pode acontecer em qualquer momento e lugar, sem data prevista e planejamento prévio. E o pior de tudo, na maioria dos casos, a cometemos sem sequer nos darmos conta.
Para podermos compreender melhor esse tema, decidimos fazer uma série de pesquisas e entrevistas que nos ajudassem a dar um rumo mais específico as nossas idéias. Um dos entrevistados, João Eduardo, nos fez refletir diante do que realmente é um ato de violência, mas relatando assim: "Violento não é só aquele que feri por fora (facada, tiro, soco...), mas também é aquele que feri por dentro. Por isso procuro sempre cuidar das minhas reações. Concentro-me, respiro e só depois reajo. Nunca com violência, e sim com consciência!".
Agora citaremos o modelo mais comum e praticado pelos agressores: a violência física. Não é raro presenciarmos diversos grupos de jovens ou adultos se reunirem especificamente para praticar atos de violência contra outros grupos sociais como crianças, mulheres, negros, homossexuais, pobres, deficientes, idosos e tantos outros. Na nossa opinião, a melhor forma de combater a violência é ter respeito pelas pessoas, não incentivar atos violentos e ter maior auto-controle sobre nossas ações e emoções.
Portanto, para nós vivermos em uma sociedade mais justa e pacífica, devemos cuidar das nossas amizades, escolher bem as nossas companhias e respeitar as pessoas que nos cercam. Devemos ouvir para ser ouvido, aceitar para ser aceito e respeitar para ser respeitado, Essa é a nossa dica para um bom convívio em sociedade!
Por: Turma 73
Orientação: Profº José Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário