sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Violência


AS MUITAS CARAS DA VIOLÊNCIA

Hoje em dia em nossa sociedade existem diversos tipos de violência. Para podermos entender melhor esse grande problema que aflige milhões de pessoas em todo o planeta, abordaremos duas das mais conhecidas práticas abusíveis que há: a violência verbal e a física.
Mal sabemos, mas muitas vezes uma simples palavra pode provocar um grande sofrimento a alguém. A violência verbal pode acontecer em qualquer momento e lugar, sem data prevista e planejamento prévio. E o pior de tudo, na maioria dos casos, a cometemos sem sequer nos darmos conta.
Para podermos compreender melhor esse tema, decidimos fazer uma série de pesquisas e entrevistas que nos ajudassem a dar um rumo mais específico as nossas idéias. Um dos entrevistados, João Eduardo, nos fez refletir diante do que realmente é um ato de violência, mas relatando assim: "Violento não é só aquele que feri por fora (facada, tiro, soco...), mas também é aquele que feri por dentro. Por isso procuro sempre cuidar das minhas reações. Concentro-me, respiro e só depois reajo. Nunca com violência, e sim com consciência!".
Agora citaremos o modelo mais comum e praticado pelos agressores: a violência física. Não é raro presenciarmos diversos grupos de jovens ou adultos se reunirem especificamente para praticar atos de violência contra outros grupos sociais como crianças, mulheres, negros, homossexuais, pobres, deficientes, idosos e tantos outros. Na nossa opinião, a melhor forma de combater a violência é ter respeito pelas pessoas, não incentivar atos violentos e ter maior auto-controle sobre nossas ações e emoções.
Portanto, para nós vivermos em uma sociedade mais justa e pacífica, devemos cuidar das nossas amizades, escolher bem as nossas companhias e respeitar as pessoas que nos cercam. Devemos ouvir para ser ouvido, aceitar para ser aceito e respeitar para ser respeitado, Essa é a nossa dica para um bom convívio em sociedade!

Por: Turma 73
Orientação: Profº José Henrique

Nenhum comentário: