sábado, 3 de janeiro de 2009

Patrimônio Público


PATRIMÔNIO PÚBLICO: CONSERVAÇÃO X DEPREDAÇÃO


Historicamente, um dos problemas enfrentados pelas escolas públicas é a depredação do espaço físico, um fator ocasionado por alunos e integrantes da comunidade. Nossa escola, na gestão atual, tendo como desafio a aproximação da escola com a comunidade e abrindo seus portões para a prática de esportes, eventos, supletivo e Programa Escola Aberta, percebe que essa boa relação ajuda na conservação da área externa do prédio por parte da comunidade.
Na E.B.I.A.S, percebemos que as depredações acontecem, principalmente, nos banheiros e salas de aula, onde observamos paredes e carteiras riscadas, fechaduras e portas quebradas. Isso nos leva a constatar que alguns de nossos alunos nos intervalos de aula aproveitam para deixar suas marcas de maneira negativa. Quando conseguimos identificar quem depredou, chamamos os responsáveis para o ressarcimento do prejuízo causado, quando não, procuramos consertar, imediatamente, de modo a evitar novos danos.
Infelizmente, ainda, para algumas pessoas os impostos são pagos para essas manutenções, não dando a menor importância à conservação e limpeza dos ambientes da escola.
Assim, verbas e serviços, os quais poderiam ser evitados ou destinados a outras melhorias, acabam tendo sempre o mesmo destino: refazer o que já estava feito.
Atualmente reformamos os quatro banheiros, que até o momento estão conservados, e o custo da manutenção para cada um foi de R$ 766,00, totalizando assim um valor de R$ 3.064,00, sendo que enfrentamos muitas dificuldades orçamentárias e dependemos, na maioria das vezes, dos nossos colaboradores/voluntários.

Então galera, ajude a preservar esse espaço de vivências diárias e passe uma
boa imagem da nossa escola!
Nossos agradecimentos a todos os colaboradores.

Por: Elizângela Pereira - Diretora

Nenhum comentário: