sábado, 3 de janeiro de 2009

Cantinho da Amangue


ÁGUAS DA CACHOEIRA DO BOM JESUS - LEVANTAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E DAS ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS

A AMANGUE, Associação dos amigos do manguezal da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, com o objetivo de atuar na defesa ambiental dos ecossistemas da região, e visando a melhoria da qualidade de vida, solicitou o mapeamento dos principais contribuintes para a poluição das águas da região da Cachoeira do Bom Jesus.
Nesse sentido, apresenta relatório com levantamento dos pontos de poluição na microbacia composta pelos rios Sanga dos Bois, Thomé, e áreas de influência da Laguna de Ponta das Canas, também conhecida como Lagoa das Gaivotas.
Também foram mapeadas as atividades das empresas limpa-fossas, das escunas operantes na Baía de Canasvieiras e o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canasvieiras.
O trabalho de pesquisa durou 6 meses, de fevereiro a agosto de 2008, sendo feito por grupo multidisciplinar, coordenado pela Bióloga Mônica Gomes.
Tendo em vista a possível contaminação por afluentes domésticos dos sistemas de drenagem urbana e dos corpos hídricos na Cachoeira do Bom Jesus, foram amostrados 21 pontos de coleta da água. Estes pontos contemplam a origem das águas e influências na micro bacia do Rio Sanga dos Bois, incluindo o manguezal da Cachoeira do Bom jesus, Lguna de Ponta das Canas, bem como parte dos canais de drenagem do DNOS (nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto ETE - Canasvieiras) e da SERTE.
A avaliação apresentada com o presente estudo, identificando os principais contribuintes para a poluição das águas da Cachoeira do Bom Jesus, aponta para diversos responsáveis, desde o poder público, que tem o dever de fiscalizar, as empresas que oferecem os serviços potencialmente poluidores, até os moradores.
Constatou-se que independente da alta temporada, a contaminação dos corpos hídricos na região ocorre durante TODO O ANO. No verão a situação se agrava, e o potencial de contaminação e aquisição de doenças a que todos estão expostos é alto. Se os riscos a que as pessoas são sujeitas estão sendo negligenciados, que se dirá a respeito dos impactos ambientais decorrentes do despejo de esgotos domésticos, uma vez que as comunidades biológicas raramente são computadas em situações de urbanização descontrolada...
As análises de água comprovaram a suspeita de que os principais pontos poluídores estavam associados a áreas de maior densidade urbana e que ainda existem casos de esgoto ligado clandestinamente à rede coletora de águas da chuva. Ou seja, os rios estão recebendo esgoto, que caem na laguna, que segue para o mar.

Nenhum comentário: