sábado, 3 de janeiro de 2009

Leitura

O HÁBITO DA LEITURA
Ler! Por prazer ou por necessidade?


Ao fazer uma pesquisa com os alunos da escola sobre o hábito da leitura, constatei que, 99% deles lêem por considerar a mesma uma obrigação, para ajudá-los a ter um futuro melhor.
Fazendo a mesma pergunta para outra criança , que não faz parte dessa escola, respondeu que gostava de ler, porque faz voar na imaginação, que o livro lhe deixa curioso em descobrir os segredos que nele contém,
Porque a maioria dos alunos não possui o mesmo sentimento do último menino entrevistado? Será que não tiveram o mesmo incentivo? Ou quem sabe não tiveram a mesma experiência positiva sobre o ato de ler? Muito se fala que o aluno tem que ter incentivo para gostar de ler, mas como desenvolver esse incentivo? Ou será que esse gosto já nasce com a criança? É algo que preocupa muitos pais e professores. É o grande desafio hoje da escola, transformar seus alunos em bons leitores.
De acordo com alguns pesquisadores sobre o assunto, esse incentivo tem que começar desde muito cedo. Contar e ler histórias para as crianças desde a mais tenra idade, deveria ser uma prática dos pais. Mas a nossa realidade infelizmente não é esta. Então cabe a escola desafiar e transformar seus alunos em bons leitores. Isto se consegue com professores que tenham se contaminado pelo amor aos livros e percebam a leitura não só como um meio para conhecer o mundo e resolver problemas práticos, mas também como uma forma de felicidade.
Seguindo este pensamento vale citar o filósofo francês Michel Montaingne: “Nada faço sem alegria”. E, por considerar a leitura uma das possibilidades do homem, recomendava que lêssemos, em primeiro lugar, os livros que nos dão prazer e não exijam esforço. Mais tarde, já fisgados pela leitura, descobriremos que vale a pena o sacrifício de decifrar textos difíceis, complicados, pois eles podem nos proporcionar descobertas incríveis e grandes alegrias intelectuais.



Por: Celma Maria Pereira - Biblioteca

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