sábado, 3 de janeiro de 2009

Uniforme


UNIFORME ESCOLAR

Antes de julgarmos o uniforme como algo obrigatório e até certo ponto impositivo, devemos entender que ele é uma ferramenta fundamental de identificação e um agente combatente da discriminação entre os alunos.
Antigamente, no fim do século XIX, só usavam uniformes as crianças de famílias ricas dos principais colégios públicos do país. Isso mesmo, nessa época só estudavam os mais ricos e o colégio público era a principal referência de uma instituição séria de ensino.
O uniforme era obrigatório e servia para identificar as crianças dentro e fora do colégio, sendo que seu corte seguia as principais tendências européias que eram adaptadas ao nosso clima e região.
Com o passar dos anos, houve um incremento das instituições e com a formulação de uma educação mais popular a todas as classes, os mais pobres também começaram a freqüentá-la e, com isso, a usar uniforme.
Dessa forma, essa farda escolar acabou sendo difundida e popularizada. Era importante que todos os alunos, independente de sua condição social ou origem, usassem-na como uma forma de identificação perante a sociedade e, mais que isso, que determinassem os alunos a um mesmo patamar de aceitação e condição.
Hoje em dia ele ainda exerce uma importante função dentro e fora da unidade escolar. Podendo identificar de forma mais evidente os alunos nas imediações e no bairro da escola, define esses de forma igualitária em épocas de modismos e consumismo e, ainda, representa aos pais uma economia sensível no orçamento familiar já que as outras roupas podem ser poupadas para ocasiões específicas.
Por isso o uniforme deve ser usado e compreendido. Quem costuma rotular o uniforme acaba favorecendo sem querer o exibicionismo e ainda contribui para uma competição desnecessária dos alunos por roupas e padrões que não devem ser comuns ao ambiente escolar.


Por: 6ª séries
Orientação e revisão: Profª Juliane Baseggio

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