sábado, 3 de janeiro de 2009

Afiadíssima

LÍNGUA AFIADA!!!

O Dário foi reeleito____________________________________________

Em português, só se usa artigo antes de nome próprio de pessoa que tem intimidade com o sujeito a que está fazendo referência. Sem intimidade, não pode haver o artigo.
O uso do artigo (no caso, O) é próprio da linguagem falada, da linguagem familiar.
Mesmo assim já ouvimos pessoas que, ao se referirem a Machado de Assis, disseram : “o Machado”. É intimidade para ninguém pôr defeito...


João torce para o Figueirense___________________________________

Torce mal: melhor é torcer pelo Figueirense, já que a preposição por que se usa nesse caso:

João torce pelo Grêmio.
Quem não torce pelo Brasil deveria ficar quieto.
Fábio, por que time você torce?
Todo brasileiro tem um time por que torcer.


O dono da casa é eu mesmo_______________________________________

O verbo ser concorda sempre com o pronome reto:(eu, tu, ele/a, nós vós eles/as)
O dono da casa sou eu mesmo.
O culpado de tudo isso és tu.
O responsável por isso não somos nós.

Redobrada a atenção devemos ter com as locuções verbais:
Não posso ser eu esse da foto: está feio demais! (E não: Não pode ser eu.)
Não vou ser eu o escolhido, aposto! (E não: Não vai ser eu.)
Devo ser eu o responsável por isso? (E não: Deve ser eu...?)


Por: Profª Juliane Baseggio
Referência bibliográfica: Sacconi, Luiz Antonio.

Nenhum comentário: