sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Eleições


UMA LUZ SOBRE AS ELEIÇÕES
"Em ano de disputa eleitoral, o questionamento ético dos iluministas continua na ordem do dia"


A partir da segunda metade do século XVII, iniciou-se na Europa um movimento filosófico e intelectual chamado Iluminismo. Esse movimento foi gerado no contexto de crise social e inconformismo da burguesia, que passou a questionar os privilégios políticos e econômicos do clero e da nobreza, classes minoritárias porém poderosas, que não pagavam impostos mas usufruíam do dinheiro daquela parcela do povo que era obrigada a pagar os mesmos impostos.
Os pensadores desse Iluminismo – as Luzes ou a Ilustração – acreditavam na razão. Combatiam, portanto, o misticismo, a ignorância, os abusos da Igreja Católica e principalmente a intervenção do estado na economia (a grande quantidade dos impostos já mencionada) – todas as forças que, para eles, se opunham ao progresso e ao desenvolvimento da nação e do homem.
Este movimento aconteceu no século XVIII e hoje, três séculos após seu nascimento, a política na sociedade ocidental não parece muito diferente. Ocorreram, é certo, algumas mudanças importantes, mas se observarmos os motivos que levaram à revolta da burguesia, vemos que estes permanecem presentes em nossas vidas. Só que de uma maneira que talvez a maioria do povo não perceba.
Retomemos o caso dos impostos: todos os cidadãos pagam para o benefício geral da sociedade, para a aplicação em segurança, educação, saúde e outros, porém este dinheiro vem sendo usado ultimamente de forma ilegal. Um exemplo disso é o caso dos cartões corporativos, que são utilizados para políticos e seus assessores gastarem dinheiro público em lojas, em viagens pelo mundo e similares. Isso sem mencionar outros escândalos, como o pagamento de pensão alimentícia dos filhos dos deputados...
Infelizmente, é possível que isso aconteça porque a maioria do povo não conhece seus direitos e seus deveres, pois se conhecessem iriam ao menos questionar as razões pelas quais a saúde pública está cadavez mais precária, os motivos pelos quais a educação está cada vez mais carente e por que já não se sabe o real significado da palavra segurança.
Por que, ao invés de serem feitas as melhorias necessárias com o dinheiro vindo da população, grande parte da classe política só se preocupa com seus benefícios pessoais e luxuosos?
Perguntas como estas podem e devem ser feitas diariamente, e repetidas atentamente nesse ano de eleições para Prefeituras e Câmaras Municipais. Perguntar, então, é mais que uma questão de direito e dever: é uma questão de ética, caráter e consciência.
Fique atento e participe: - Dia 05 de Outubro: Eleição para Prefeitos e Vereadores. - Dia 22 de Novembro: Eleição para Diretor(a) - EBIAS


Por Elisa do Espírito Santo (82)
Orientação: Prof. Ângela D. Santos Dornelles
Revisão: Prof. Atílio Butturi Junior

Nenhum comentário: