sexta-feira, 21 de novembro de 2008

1ª edição de 2008


EDITORIAL


O Jornal da E.B.I.A.S., nessa primeira edição de 2008, permanece fiel ao projeto inicial: trazer à tona a produção dos alunos e os assuntos relacionados à vida escolar e à comunidade na qual a escola se insere. Nosso trabalho, então, afina-se a uma concepção da linguagem como prática social e interventora, que não apenas pode levar à reflexão mas, de modo mais profundo, sensibilizar positivamente os atores sociais para a transformação de nosso microcosmo.
Nesse número, então, perseguimos a necessidade de comunicação efetiva também entre as diversas áreas de conhecimento. Acreditamos que da interseção dos saberes e da conseqüente participação de maior número de professores e alunos, poderemos descobrir outras perspectivas, mais plurais e menos redutoras: a linguagem como discurso é também histórica, geográfica, estética, fisiológica e até mesmo matemática.

Além dessa preocupação interdisciplinar, criamos um blog próprio (http://jornalebias.blogspot.com), a fim de que possamos extravasar os limites físicos da escola e, além disso, nos tornemos capazes de um diálogo com cada um de nossos leitores (entusiastas, colaboradores, redatores, críticos, etc.), ainda que circunscrito – ao menos nesse primeiro instante – ao universo virtual.

Isto brevemente dito, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que tornam esse projeto possível e que, de uma forma ou de outra, acabam deixando suas marcas na construção e transformação desse Jornal da E.B.I.A.S.

E, além destes, a todos os nossos interlocutores – leitores potenciais ou de fato – para quem, em definitivo, estão voltados nossos esforços.
A língua é minha pátria


Prof. Atílio Butturi Jr.

Um comentário:

Anônimo disse...

Atílio, o editorial ficou ótimo! Aos poucos iremos, de acordo com a sua fala, construindo e transformando o jornal. Valeu pelo esforço... Prof. Angela Hoppen