sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Obedecer e Debater

“Segundo o dicionário Priberam, regulamento é ato ou efeito de


OBEDECER E DEBATER: O que os alunos pensam sobre o regulamento da E.B.I.A.S

"A opinião dos alunos sobre seus direitos e deveres garantidos pelo regulamento do E.B.I.A.S".


Segundo o dicionário Priberam, regulamento é “ato ou efeito de regulamentar; prescrição; estatuto; regra; preceito; disposição oficial com que se explica a execução de uma lei ou decreto.”
A E.B.I.A.S possui também um regulamento, que deve ser conhecido pelos integrantes da escola. Por isso, nosso jornal realizou uma pesquisa a fim de ouvir os alunos sobre seus conhecimentos e questionamentos desse regulamento.
Os três pontos propostos para discussão sobre o regulamento da escola foram: o item nº6, “Durante os intervalos das aulas, os alunos não podem permanecer nos corredores”; o item n º 10.1, “Não é permitido comer (chicletes, balas e outros) em sala de aula”; o item nº16, “Não é permitido o uso de celular (conforme lei estadual), Ipod e similares durante as aulas”.
Além disso, em respostas espontâneas sobre possíveis críticas ao regulamento, o item nº14 , relativo ao uso do uniforme, foi citado por muitos dos alunos. Segundo este item, “ O aluno (a) deverá fazer uso do uniforme escolar (camiseta branca ou cinza)”.
A pesquisa, realizada por amostragem com os alunos de 5ª a 8ª séries demonstrou no resultado que cerca de 35,80% não concorda com o regulamento da escola e cerca de 27,16% não conhece o regulamento da escola, então a maior parte dos alunos conhece o regulamento e não cumprem porque não concordam.
Confira abaixo os principais resultados:

Questão 1) Você conhece o regulamento da E.B.I.A.S.?

SIM- 45,67% NÃO- 22,23% APENAS UMA PARTE: 32,10%


Questão 8) Você concorda com o regulamento da E.B.I.A.S.?

NÃO CONCORDA: 35,80%

NÃO CONHECIA: 27,16%

OUTRAS RESPOSTAS: 37,04%

Conforme os dados recolhidos, as maiores recusas de cumprimento são relativas ao uso de uniformes, consumo de balas e de chicletes e uso de celulares e mp3. Alguns alunos alegam que o uniforme, “é feio”, “é brega”, “o tecido é ruim”, etc. Outros reclamam da proibição de consumo de balas e chicletes, alegando que “não atrapalha a aula”.
Em relação ao celular apenas alguns alunos solicitam a liberação “para receberem ligações urgentes” (menos de 8% do total de entrevistados). E um deles ainda alega que “se o professor pode...”(!). Eles (também menos de 8% do total) também solicitam a liberação de mp3, para “ouvir música durante a aula”.
Diante dessa situação, é importante ouvir os alunos, porém levar a eles o conhecimento do regulamento e a importância de ser cumprido para preservar a integridade do ambiente escolar, fato frisado por alguns dos entrevistados.

Por: Isabela Martins (72)

Colaboraram na pesquisa: Moacyr (73), Rosiana (73), Jaqueline (72), Clarice (72), Luiz Henrique (71), Elton (71), Sérgio (71), Alequis (71), Jhony (71), Christian (71), Gabriel (71), Jeśsica (71), Franciane (71), Osvaldo
Orientação e revisão: Prof. Atílio Butturi Junior

Nenhum comentário: