sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cantinho da Amangue

Associação dos amigos do manguezal de Cachoeira e Ponta das Canas

Bacia de Ratones

O município de Florianópolis é formado por 6 grandes bacias hidrográficas e diversas outras menores , porém não menos importantes. Dentre as principais estão: Saco Grande, Lagoa da Conceição, Itacurubi, Rio Tavares,Lagoa do Peri e Ratones. Nossa comunidade está em parte na área de abrangência da bacia do Rio Ratones, que ocupa uma área de 61km² , sendo a maior bacia do município. Suas nascentes concentram-se em Ratones, mas rios importantes como o Papaquara são seus afluentes.
Na década de 1940, o então DNOS(Departamento Nacional de Obras de Saneamento), como o intuito de explorar a agricultura e pecuária na região , iniciou obras de "drenagem" das áreas aláveis da bacia ,uma das quais localiza-se entre a rua Leonel Pereira, av. Luiz B. Piazza, SC 401 e SC 403. Essa planície alagável possui uma importante função de drenagem, pois quando ocorrem tempestades. seus canais interligam os rios do Brás, Sanga do Bois e Papaquara. Para evitar enchentes devemos mantê-los limpos e desobstruídos, assim como os canais e rede de drenagem. Durante seu curso, o Rio Ratones passa pela Estação Ecológica Carijós, onde vivem animais como Jacaré do Papo Amarelo, além de abrigar um grande manguezal que exerce o importante papel de berçário, crucial para a manutenção da vida.
Finalmente, ele desemboca no Pontal da Daniela, em frente ás Ilhas Ratones e Ratones Pequeno, que segundo historiadores, foram assim batizados por navegadores espanhóis devido á semelhança com ratos.
Em 2005 foi criado o Fórum Permanentes das Associações Comunitárias da Bacia do Rio Ratones, composto atualmente por 14 entidades situadas na área de abragências do rio ratones, dentre as quais a AMANGUE, na função da presidência no anuênio 08/09, tendo como prioridades ações voltadas á promoção de saneamento básico, coleta seletiva de lixo uso racional da água.
Outros objetivos do fórum:defender os recursos hídricos da bacia do Rio Ratones como um bem público, selar, promover e estimular ações de preservação, conservação e recuperação das águas, solo, flora e fauna da Bacia do Rio Ratones.
Sua área de abrangência engloba as comunidades de Ratones, Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Barra do Sambaqui, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Por: Maria Isabel Carpeggiani - Presidente da Amangue

Nenhum comentário: