sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Aquecimento Global


AQUECIMENTO GLOBAL

"Jogue limpo com o meio ambiente!"

O planeta Terra passa por um momento difícil, causado pelo aquecimento global. O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, é o aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Este fenômeno estabelece mudança no aumento da temperatura da Terra. Só neste início de século a temperatura subiu 2ºC, está mais alta do que nas décadas passadas, tendo a possibilidade de aumentar ainda mais.
Este aumento pode explicar as drásticas mudanças que vem ocorrendo com o clima do planeta, que já sofreu ao longo da sua existência, processos de resfriamentos e aquecimentos extremos, com alternâncias variadas.
O aumento das temperaturas pode ainda causar outras alterações incluindo o aumento do nível do mar em padrões de precipitação, resultando em enchentes e secas, furacões e tornados.
Grande parte dos cientistas acreditam que o aumento da concentração de poluentes na atmosfera é causa do efeito estufa, pois este é o resultado da emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre, como o gás carbônico, produto da queima de combustíveis e fósseis.
Percebe-se que a ambição e a ganância do homem em ter poder, teve conseqüências, o esquecimento do cuidado com o planeta, construindo sem planejamento, desordenadamente, causando desmatamento, desperdícios e poluição.
Infelizmente, o combate ao aumento dessas conseqüências ao planeta, está na fala de muitos políticos, nos planos e negócios dos empresários, virou ferramenta de markenting na publicidade e de auto-promoção entre celebridades, mas no entanto, quem realmente está preocupado com esta situação?
Um problema causado pelo homem, não poderia o próprio homem resolvê-lo?
Ou será que o homem ficará de braços cruzados, esperando catástrofes maiores?
O planeta Terra pede socorro!

Por: Turma 41
Orientação: Prof. Cláudia Marcela F. De Lima
Revisão: Prof. Atílio Butturi Junior

Nenhum comentário: