quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PROJETO TOPAS, UMA PROPOSTA DIFERENTE

O Projeto TOPAS (Todos Podem Aprender Sempre), surgiu a partir de um amplo estudo feito na Rede Municipal de Ensino, no Departamento de Ensino Fundamental pelos Assessores Vânio Seemann e Sônia Carvalho.
A demanda de alunos com distorção idade/série (considera-se em distorção o aluno com reprovação superior a dois anos) e o índice de alunos com dificuldade de aprendizagem motivaram a formação de turmas que atendessem as especificidades desses alunos com metodologias alternativas e diferenciadas, atividades práticas, saídas de campo, oficinas e uma gama de possibilidades que façam com que o aluno aprenda mais e melhor.
Cada escola pode adaptar o Projeto TOPAS de acordo com suas necessidades locais, tendo como objetivo final a certificação de ensino fundamental (8ª série) aos alunos envolvidos. Neste projeto de escola deve-se prever a duração do mesmo, pode ser de um ou dois anos, a quantidade de alunos a ser atendido e os responsáveis na escola.
Na escola iniciamos o TOPAS em 2008, atendendo 14 alunos e com o objetivo de dar-lhes certificado de ensino fundamental em um ano. Destes, 11 alunos estão cursando regularmente o ensino médio, dois permaneceram no TOPAS e um aluno recebeu certificação, mas preferiu não continuar os estudos.
Em 2009, percebeu-se a necessidade de atender um número maior de alunos, tendo em vista o alto índice de alunos em desvio idade/série.
Assim, foram formadas duas turmas, uma de quatorze e uma de vinte e seis alunos. As turmas do TOPAS são de responsabilidade das professoras articuladoras que permanecem em tempo integral com os alunos, dando-lhes o apoio pedagógico necessário para avançarem nas diferentes áreas do conhecimento, priorizando a cidadania, os valores humanos e a boa convivência em sociedade. Além disso, as turmas tem professores de todas as áreas do conhecimento conforme a organização curricular do ensino fundamental. Por estarem na escola em integral, os alunos recebem três refeições: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.
Os alunos e alunas matriculadas no TOPAS tem matrícula garantida em todos os projetos oferecidos pela escola, que atualmente são os seguintes:
Hora do Conto: Pretende desenvolver atividades artísticas corporais (teatro, música...) baseada em histórias infantis que trabalhem temas relacionados aos valores humanos. Após a análise do tema, os alunos preparam a apresentação teatral para o público das séries iniciais que serão apresentados quinzenalmente. Responsável: Bibliotecária Elizangela Pereira.
Projeto Futebol: Através da prática da atividade física, trabalha os fundamentos do futebol e os valores humanos como: solidariedade, cooperação, cuidado com o próprio corpo e com os demais. O Projeto futebol feminino é nas quintas às 15:30 e o Projeto masculino é nas terças às 10:30. Responsável: Professor Hamilton.
Projeto Karatê: Possibilita e desenvolve através da atividade física a cooperação, a disciplina e outras atividades que beneficiam nossa convivência em sociedade. Responsável: Professora Ana
Projeto Jornal EBIAS: Visa desenvolver habilidades comunicativas escritas e com isso transmitir à comunidade escolar, informações pertinentes e expor atividades educativas importantes que estão sendo executadas na escola. Responsável: Professoras Angela e Celma/SI e professoras de Português.
Projeto Laboratório de Ciências: Busca desenvolver o conhecimento científico dos alunos através de vivências e atividades práticas. Responsável: Professora Camila
Projeto GEEBIAS: Desenvolve a participação social e política dos alunos através de atividades pertinentes à sua faixa etária. Responsável: Sonia Berti.

A partir das vivências em todos esse projetos e com as atividades desenvolvidas em sala de aula, a escola tem o objetivo de assegurar um trabalho pedagógico de qualidade, fundamental ao desenvolvimento integral do ser humano.

Por: Regina Lima - Articuladora do TOPAS/EBIAS

Nenhum comentário: