quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POR UMA LEITURA PRAZEROSA

O prazer pela leitura manifesta-se nas pessoas quando ainda crianças, antes mesmo de serem alfabetizadas. Pequenas fazem a leitura do mundo, primeiro das imagens e posteriormente o reconhecimento dos códigos, ou seja, letras e números.
É necessário a vivência de experiências que tragam a leitura e o manuseio de livros, devendo ser o seu primeiro contato com o livro estimulado por um adulto, pois quando criança a tendência é imitar os hábitos dos adultos. Nessa fase, estimular o imaginário da criança pode ser um bom começo, pois ao ouvir uma história, a criança deseja decifrar e compreender todos os códigos que o livro traz .
Pais e professores tem um papel importantíssimo, já que a postura e estímulo de ambos refletirá muito nessa condução ao prazer da leitura, sendo que para seduzir, será necessário que o leitor, ao contar uma história, demonstre convicção e deslize nas letras, buscando aguçar a curiosidade e imaginação da criança.
Na EBIAS, os alunos(as) são estimulados à leitura pelos professores e através do projeto Hora do Conto, no qual os alunos maiores, orientados pela bibliotecária da escola, realizam quinzenalmente apresentações teatrais aos alunos de 1ª a 4ª série de histórias contidas em livros disponíveis na biblioteca da escola. Ainda semanalmente, os alunos escolhem um livro de literatura, de acordo com a sua fase escolar, para ser lido nas horas de lazer. Neste sentido, busca-se incentivar o gosto pela leitura através de histórias que fiquem guardadas na memória pelo prazer ocasionado e não pela pressão que muitas pessoas que não gostam de ler já sentiram, ao serem obrigadas a ler textos técnicos e que tem por objetivo levar apenas ao conhecimento.
Para manter o hábito de leitura é importante que a criança receba sempre o estímulo das pessoas mais próximas, incentivando a manusear outros livros, solicitando que conte e/ou realize sozinha a leitura, procurando chegar sempre até o final, mesmo que demande tempo e que faça a leitura a outras pessoas (pais, irmãos, colegas...), assim ela passará a sentir-se mais valorizada.
Seduzida pela leitura, o livro levará a criança para um mundo maravilhoso da imaginação, fantasia e fascinação, passando até mesmo a idealizar-se como personagem da história e trazendo cada vez mais autonomia e fascinação ao manusear e interpretar as histórias sem a ajuda dos adultos.













Por: ELIZÂNGELA PEREIRA - Bibliotecária EBIAS

Nenhum comentário: