quinta-feira, 29 de outubro de 2009

USANDO A CRIATIVIDADE NA
EDUCAÇÃO FÍSICA

Devido às obras da reforma da escola que iniciaram no começo deste ano e com a interdição da quadra e campo de areia, as aulas de Educação Física tiveram que sofrer várias mudanças, principalmente nas atividades práticas realizadas ao ar livre, que tornavam as aulas mais prazerosas e produtivas. A improvisação de um novo espaço, bastante inadequado, fez com que várias brincadeiras deixassem de ser praticadas e outras adaptadas. Esse processo vem exigindo dos professores da Educação Física, bem como de nós alunos, muito esforço e paciência para realizar as aulas. Uma alternativa foi usar a criatividade e adaptar-se a novas regras para poder utilizar o pobre espaço que nos resta. Nós, alunos das turmas 53, 71 e 72, propusemos adaptar algumas regras em jogos que exigem um certo grau de atenção e agilidade, um deles, bem aceito e praticado, foi o “vôlei em círculo ou brincadeiras em círculo” com a bola de vôlei. A partir desta adaptação surgiram outras muito interessantes como:

- Eliminar o número: A cada componente do círculo é designado um número, logo,a bola é tocada no círculo entre os participantes que deverão contar os toques até a bola tocar o solo. O jogador correspondente ao número em que foi dado o último toque, deverá ficar fora do jogo e só retornará quando a bola tocar o solo novamente e seu número mencionado.

A vitória será do jogador que não saiu do jogo.

- Abismo: Dois círculos são desenhados no solo. Os participantes deverão se posicionar entre os dois círculos já desenhados. A bola deverá ser tocada entre os jogadores os quais não poderão pisar dentro do círculo menos e nem fora do círculo maior e cuidar para que a bola também não caia no mesmo lugar, pois isso acarretará na sua eliminação.

A vitória será do último jogador eliminado

- ABC relâmpago: Também, na mesma formação, cada jogador deverá dar um toque na bola e falar uma letra do alfabeto, caso a bola caia no momento em que determinada letra está sendo mencionada, o último jogar a tocar a bola deverá falar rapidamente duas palavras que comece com essa letra. Ele terá cinco segundos para isso , caso contrario,estará eliminado

Vitória do último jogador eliminado.

- Desafios de toques: Após formar duas equipes com o mesmo número de participantes,casa equipe com o mesmo número de participantes,cada equipe, na formação em círculo deverá dar o máximo de toques na bola antes que a mesma toque o solo. Vencerá a equipe que conseguir manter a bola no ar por mais tempo.

Essas brincadeiras recriadas dão oportunidade para que todos participem sem ficar nenhum aluno fora das aulas de Educação Física.




Por: Turmas 71, 72 e 53
Orientação: Prof. Hamilton Fernando Souza

Nenhum comentário: